FURG participa da 14ª Jornada Nacional de Literatura

 

Professores, alunos de Letras e do Mestrado em História da Literatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG participaram da 14ª Jornada Nacional de Literatura – Leitura entre nós: redes, linguagens, mídias, que ocorreu de 22 a 26 de agosto na cidade de Passo Fundo. A delegação da FURG esteve presente nas diferentes atividades diárias do evento, que aconteceram nos três turnos, sempre no campus da Universidade de Passo Fundo (UPF). Desde 1993, a graduação em Letras da FURG, com seus docentes e discentes, se faz presente na Jornada. Este ano, em especial, a ida do grupo contou com o apoio do Instituto de Letras e Artes (ILA), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e do 3º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar de Passo Fundo, local onde os estudantes ficaram alojados.

A Jornada, realizada há 30 anos, tem o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Prefeitura Municipal, é um dos maiores eventos do Brasil em termos de divulgação do livro, da leitura e da literatura e nesse ano homenageou o escritor Josué Guimarães, um dos idealizadores do encontro junto com a professora Tania Rösing, da UPF. Entre os convidados da 14ª Jornada, estavam a ministra da Cultura, Ana Hollanda; o secretário de Cultura estadual, o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil; o desenhista Mauricio de Sousa; os escritores Gonçalo Tavares, Elisa Lucinda e Affonso Romano de Sant'Anna; os músicos Humberto Gessinger e Duca Leindecker; e os pesquisadores Pierre Lévy, Luiz Costa Lima, Alberto Manguel e Beatriz Sarlo, entre muitos outros.

A programação incluiu a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura, o 10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, o 4º Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras, o 3º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos, o 2º Seminário Internacional de Contadores de Histórias, o 1º Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e a 1ª Jornight.

Nota divulgada na página da FURG